domingo, 9 de setembro de 2012

Bolo surpresa de Ovomaltine

 
Ao invés de tentar fazer macarons (pois é preciso muita segurança e falta de medo... rs) segui esta sugestão da Akemi, o Blog da Suzy - fiz este bolo delicioso! Abaixo transcrevo a receita na íntegra.
 
Bolo surpresa de Ovomaltine
 
Para o creme:
2 caixinhas de creme de leite
2 colheres de margarina culinária
1 xícara de Ovomaltine
2 xícaras de açúcar (acho que da próxima vez vou diminuir essa quantidade)
Misture bem todos os ingredientes do creme, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar (ponto de mingau grosso). Isso pode demorar um pouco. Reserve.
Para a massa:
3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite morno
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de Ovomaltine
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata no liquidificador os ovos, o óleo, e o leite. Enquanto batem, coloque em uma tigela, o açúcar, a farinha, o Ovomaltine, o fermento, e misture. Nesse ponto, a mistura do liquidificador deve estar bem batida, com espuminha cremosa. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos que estão na tigela, e misture bem com uma colher de pau, até que forme uma mistura homogênea. Despeje essa massa em uma forma de furo central, untada e enfarinhada. Sobre a massa ainda crua, despeje o creme reservado. Não precisa misturar! Apenas vá despejando sobre toda extensão da massa. Esse creme se ajeitará sozinho durante o cozimento. Leve ao forno médio por 40 minutos. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar delicadamente. A parte de baixo da massa, deve ficar virada para cima ao desenformar. Espere esfriar bem, e sirva!
ATENÇÃO:
Não abra o forno antes de 30 minutos de cozimento!
Respeite a ordem que pede a receita:
- primeiro faça o creme;
- depois bata os ingredientes úmidos, enquanto prepara os secos;
- utilize a forma de furo central, que não pode ser muito pequena, pois o bolo rende bem!


2 comentários:

Marta disse...

Oi Rô!! Fiquei com vontade e fiz o bolo. Muito bom, mas....o creme do meu foi para o meio da massa!! Rsrs...

Unknown disse...

Rô acabei de chegar do mercado com os igredientes depois posto a foto no meu blog com um link para o seu blog querida, obrigada pela receita, agora é mãos a massa!
Bjus***