domingo, 27 de maio de 2012

Biscottis!

Depois de um tempão sem postar, voltei! Acho que a vida da gente é feita por fases e momentos... Então, passei por momentos sem vontade de postar (aliada a correria típica de quem é urbanóide... rs), apesar de estar produzindo muito. E um exemplo são as duas receitas de biscotti a seguir. Estou apaixonada por esses biscoitos, muito fáceis de fazer e deliciosos para acompanhar aquele chá ou café. O de figos secos peguei no blog Chocolatria, e o de amêndoas peguei no blog Com uma pitada de açúcar.


Biscotti de figos secos

3/4 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
3 ovos
1.1/2 colher (chá) de fermento em pó
raspas de duas laranja
300-400 grs de figos secos cortado em cubinhos

Pré-aqueça o forno a 180oC. Em uma tigela, combine o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Em outra tigela, misture os ovos e as raspas de laranja. Despeje a mistura de ovos sobre a mistura seca de farinhas. Misture até ficar homogêneo. Adicione os figos picados. Em uma superfície enfarinhada, despeje a massa e divida em duas partes. Modele cada porção
de massa em formato levemente achatado e retangular e disponha na assadeira com uma boa distância para não grudarem . Leve ao forno por cerca de 30-35 minutos. Remova do forno e deixe amornar. Corte fatias de cerca de 1 cm e disponha as fatias lado a lado na assadeira e leve ao forno por mais 15-20 minutos, virando do outro lado no meio do tempo de forno.

Aqui a outra receita de biscotti...

Biscotti de amêndoas
250g de amêndoas grosseiramente picadas
200g de farinha de trigo
175g de açúcar refinado
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
2 ovos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de abas baixas com manteiga e forre com papel manteiga. Reserve.
Em uma tigela, peneire todos os ingredientes secos e acrescente as amêndoas picadas, misture bem. Em outra tigela, bata os ovos com a baunilha. Acrescente os líquidos aos secos e misture bem (amassei na mão) até obter uma massa homogênea.
Forme dois troncos com a massa com mais ou menos 5 a 6cm de largura e 2,5 a 3cm de altura (polvilhe farinha para ajudar no processo) e disponha na assadeira. Leve ao forno pré aquecido por 35 a 40 minutos. Depois desse período, retire do forno e deixe esfriar uns 2 a 3 minutos. Corte fatias de 1 cm e disponha novamente na assadeira. Retorne ao forno e deixe assar até dourar (no meu forno foram mais uns 15 minutos - mas isso é de acordo com cada forno, ok?). Retire do forno e deixe esfriar.
Mantenha os biscotti armazenados em um pote hermeticamente fechado. Podem durar até 5 dias.
Dica: ao colocar os dois troncos na assadeira, mantenha uma boa distância entre eles, pois pode não parecer, mas crescem muito!

2 comentários:

Maria de Fátima disse...

Que delícia! Tenha uma ótima semana.
Bj

Nilda Biagio disse...

Olá Rosana
Coisa boa!!!
Bj
Nilda