quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bacalhau com natas




Esta receita deliciosa peguei no blog Pecado da Gula da queridíssima Akemi. Pra mim, é uma refeição completa! Só esqueci de polvilhar o queijo ralado no dia... rs. Mas tudo bem, como farei a receita outras vezes, não esquecerei mais o dito cujo... J



Bacalhau com natas



500g de bacalhau em lascas
2 dentes de alho picadinhos
2 cebolas médias em fatias finas
cheiro verde a gosto
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos de 1cm
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
500 a 600ml de leite
1 caixinha de creme de leite (200g)
sal e pimenta do reuino
noz moscada ralada
3 colheres (sopa) de azeite
queijo parmesão ralado
Lave o bacalhau e deixe de molho de um dia para outro na geladeira, trocando a água uma ou duas vezes, Coloque água numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando ferver, desligue o fogo e junte o bacalhau. Tampe e deixe esfriar naturalmente. Escorra e desfie o bacalhau. Reserve.
Frite os cubos de batata numa frigideira com 1 dedo de óleo. Deixe até amaciarem e criarem a casquinha por fora mas sem pegar cor. Tire e escorra em prato forrado com papel toalha. Em seguida, espalhe os cubos no fundo de um refratário grande.
Numa panela, aqueça o azeite e refogue o alho e as cebolas até ficarem transparentes. Junte o bacalhau, misture e verifique o sal. Se necessário corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Tire do fogo, junte o cheiro verde e misture. Despeje o refogado sobre as batatas no refratário.
Numa panela grande, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo peneirada. Mexa rapidamente e refogue por alguns instantes para cozinhar a farinha, tomando cuidado para não queimar. Reduza o fogo e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar até formar um creme nem líquido e nem muito grosso. Junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora. Despeje este creme branco sobre o refogado de bacalhau e polvilhe queijo ralado por cima.
Leve para gratinar em forno pré-aquecido a 220˚C por cerca de 20 a 25 minutos ou até que o creme esteja borbulhante e a superfície corada.
Sirva em seguida.

Nenhum comentário: