terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pudim de pão e caramelo da Nigella

Este domingo que passou fiquei com uma preguiça danada de entrar na cozinha para fazer algo gostoso pro lanche... Vi esta receita rapidinha no blog da queridíssima Akemi - o delicioso Pecado da Gula e pensei: “Opa, vai ser este pudim mesmo!”. Hum, ficou bão! E vale a pena assistir ao vídeo onde a Nigella ensina este pudim (acho a Nigella Lawson tão bonita!).



Pudim de pão e caramelo


1 1/2 pãozinho francês amanhecido
manteiga quanto baste
1/2 xícara de açúcar cristal (125g)
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de creme de leite fresco (100g)
1/2 xícara de leite integral (125g)
1 colher (sopa) de conhaque, rum ou whisky
2 ovos extra (60g cada)

Pré-aqueça o forno a 200˚C.
Unte levemente um refratário que comporte 500ml de líquido.
Abra os pãezinhos e passe um pouco de manteiga. Em seguida, rasgue em pedaços pequenos e disponha no refratário. Reserve.
Numa panela não muito grossa, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo, pode ser forte mesmo, e vá mexendo a panela em movimentos circulares, não use colher até começar a caramelar. Deixe ficar num tom de guaraná, não deixe queimar porque fica amargo. Tire do fogo e despeje o creme de leite em seguida. O creme em contato com o caramelo vai levantar, cuidado. Volte a panela ao fogo e mexendo sempre espere o caramelo se dissolver. Tire do fogo, junte o leite e o conhaque. Quebre os ovos e bata com fouet rapidamente para não cozinhar. Despeje o líquido sobre os pãezinhos e aguarde 10 minutos para que fiquem bem embebidos.
Após este intervalo, leve ao forno por 30 a 35 minutos até a superfície ficar dourada. O pudim cresce bem no forno mas murcha logo que é retirado. Sirva quentinho!

3 comentários:

Akemi disse...

Não sei por que tanta gente critica a Nigella. Acho justamente o jeito displicente dela cozinhar o maior encanto dela!
Ficou ótimo seu pudim e obrigada pelo queridíssima! rs
Vc tbm é muito querida, amiga! ;)
Bjss

Craft and Love disse...

oi Ro....que delicia....deu até água na boca...bjs

Casa Caprichosa disse...

Oi Rô, também adoro a Nigella! Ela faz cada coisa tão gostosa e engordativa! rsrs Pena que tenho muita preguiça de ir pra cozinha e fazer os pratos dela...Esse pudim deve ter ficado maravilhoso!

bjs
Dani