domingo, 12 de junho de 2011

Bolo merengue de morangos


Está aberta a temporada de morangos... frutinha romântica e que lembra bem o Dia dos Namorados... J


Fiz este bolo e usei uma forma em formato de coração que tinha em casa faz tempo (decerto comprei numa época em que estava bem apaixonada... J). O bolo é delicioso e a receita peguei no blog Pecado da Gula, da Akemi... hum!




Bolo merengue de morangos




Genoise:


3 ovos


100g de farinha de trigo


100g de açúcar


30g de manteiga sem sal


15ml de leite


Algumas gotas de extrato de baunilha


Derreta a manteiga com o leite e a baunilha no microondas ou banho-maria. Bata os ovos com o açúcar até formar uma mistura fofa e clara, cerca de 15 minutos. Peneire a farinha e misture com delicadeza. Antes que a farinha seja toda incorporada, despeje a mistura líquida derretida e ainda quente sobre a massa. Termine de misturar com colher de silicone até a massa ficar lisa e brilhante. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito.




Para o chantilly, usei 500 ml de creme de leite fresco e segui as instruções da embalagem: deixe gelar o creme de leite durante 20 minutos no freezer, adicione 2 colheres (sopa) de açúcar e bata na batedeira até virar chantilly.




A Akemi usou uma forma redonda de 18cm de diâmetro, mas como a minha forma em formato de coração era maiorzinha (uns 25cm), dobrei a receita, porém só consegui cortar o bolo em 2 andares, e não 3 como ela. Regue o bolo com alguma calda - sugestões da Akemi: guaraná ou uma calda feita com ½ xícara de açúcar mais 1 ½ xícara de água; leve ao fogo até ferver e o açúcar se dissolver; deixe esfriar, meça 150ml e adicione 3 colheres (sopa) de licor Cointreau.




Para a montagem, corte o pão-de-ló em 3 discos (como disse antes, o meu cortei em 2). Monte diretamente sobre o prato de servir ou dentro de uma forma forrada om filme plástico cortado com folga para poder cobrir todo o bolo montado. Coloque um disco de bolo, regue com calda, espalhe uma farta camada de chantilly, morangos picados e suspiros picados grosseiramente. Cubra com outro disco de bolo e repita toda a operação. Por fim, cubra com o último disco de bolo, umedeça com calda, cubra com o filme e deixe na geladeira de preferência por uma noite. Desenforme se for o caso e decore a gosto.




Cliquem aqui para ver a postagem deste bolo da Akemi na íntegra... vale a pena!


2 comentários:

Maria de Fátima disse...

Oi Rô, esse é o verdadeiro pecado da gula rsrsrs...
Sou louca por doces, bolos, bolachinhas... Ah!Quem não é?
Obrigada por compartilhar.
Bjss

Akemi disse...

Rô, que lindo ficou o bolo nesse formato! Adorei e ficou perfeito para o dia de hoje!
Na massa do bolo não vai fermento mesmo mas se colocou não tem problema. O bolo cresce por causa dos ovos bem batidos!
O pano de moranguinhos tbm combinou e ficou muito kawaii! :)
Bjss e boa semana!