quinta-feira, 10 de março de 2011

Risoles de camarão

Dia desses, estava eu com desejos de camarão (calma, não tirem conclusões precipitadas! rs) e resolvi fazer uns risoles. Vi uma receita no blog que é uma fofura – mammafoodie, mas levava salsão no recheio (confesso: não sou muito fã de salsão!) e como costumo levar a receita ao pé da letra, por hora desisti de fazer essa (mas um dia eu faço!). Acabei fazendo uma do caderninho de receitas de minha mãe...

Como os finais de semana são liberados para certos exageros alimentares, achei que podia fazer uma friturinha... J

Risoles de camarão

Prepare o recheio primeiro.

Recheio:

500g de camarões limpos (usei camarão cinza) – cozidos por 3 minutos na panela com 1 tablete de caldo de camarão e 2 xícaras (chá) de água

1 cebola média picada (usei ralada)

3 dentes de alho bem socados (usei 2 bem amassados)

2 colheres (sopa) de óleo ou azeite

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Salsinha picada

1 colher (sobremesa) de coloral

Escorra o caldo do camarão e reserve a quantidade para a massa. Espere amornar, pique grosseiramente e reserve. Em uma frigideira grande, frite a cebola e o alho no óleo e margarina somente até murchar. Acrescente a farinha e misture deixando fritar um pouco. Despeje aos poucos o leite para formar uma pasta. Em seguida acrescente os camarões e misture bem. Acerte o sal. Adicione o coloral misturando bem e por último a salsinha. Desligue o fogo.


Massa:

2 xícaras (chá) bem cheias de farinha de trigo – 250g

¾ de xícara (chá) de batatas cozidas e amassadas – 1 média ou 2 pequenas

1 xícara (chá) de leite – 250ml

1 xícara (chá) do caldo de cozimento do camarão – 250ml

1 tablete de caldo de camarão ou 1 colher (café) rasa de sal + 1 colher (café) de coloral para dar cor à massa (não fiz)

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina + 2 colheres (sopa) de óleo

Sal a gosto

Derreta a manteiga com o óleo em uma panela. Esfarele o tablete de caldo de camarão, acrescente imediatamente o leite e o caldo do cozimento do camarão. Deixe levantar fervura e despeje a farinha já peneirada de uma só vez, mexendo sempre. Deixe cozinhar em fogo baixo até a massa estar cozida. Acerte o sal. Se ficar esfarelando (muito seca), adicione um pouco mais de óleo. Se estiver muito mole, deixe cozinhando e mexendo sempre até secar mais um pouco. A medida da receita é justa e fica em um ponto ideal. Retire da panela e deixe amornar para manipular. Incorpore à massa, as batatas amassadas, pois são elas que vão dar sabor e maciez. Mas não exagere na quantidade, pois em excesso a massa fica muito mole e difícil de fechar e na fritura abre mais e encharca de óleo.

Abra a massa com a ajuda de um rolo. A espessura da massa não deve ser muito fina nem muito grossa. Corte círculos de uns 4 ou 5cm de diâmetro. Recheie cada círculo, dobre ao meio e aperte as bordas fechando bem. Passe numa mistura de ovos batidos (coloque um pouco de água ou leite misturado) e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente. Escorra em toalha de papel. Rende de 40 a 45 risoles.

Nenhum comentário: