domingo, 30 de janeiro de 2011

Bolo integral com balas de goma

No último Natal fizemos uma brincadeira familiar: um amigo-secreto de doces. Entre os que ganhei, estava um pote enooorme com um tipo de bala de goma, e era doce demais pro meu paladar. Aí tive a ideia de pesquisar na Internet e achei a receita deste bolo. Resultado: piquei as balas de goma e tasquei na massa e cobertura! A receita do bolo adaptei deste blog muito fofo: Mamma Foodie. Mas segue a receita original...

Bolo integral fofo de cítricos com cobertura de cream cheese
Massa

250ml de suco natural, do sabor qu quiser

6 ovos grandes, separados

¾ de colher (chá) de cremor de tártaro (não usei porque não tinha em casa, mas acredito que deve fazer alguma diferença)

300g de açúcar

120g de farinha de trigo

20g de amido de milho

70g de farinha de trigo integral

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de canela (não usei)

½ colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de raspas finas de cítricos, como laranja, limão e/ou limão siciliano (usei as balas de goma ultradoces... rs)

Cobertura de cream cheese

100g de açúcar

45ml de água fervente

240g de cream cheese

1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento com as sementes raspadas com as costas da faca, ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha (não sei nem uma nem outra, não tinha em casa também)

50g de nozes, tostadas no forno 180°C por mais ou menos 8 minutos

1 colher (sopa) de raspas finas de cítricos, como laranja, limão e/ou limão siciliano (usei de novo as balas de goma)

Preparo

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque o suco de fruta numa panela pequena, e leve ao fogo médio-alto por mais ou menos 10 minutos, ou até a quantidade do suco se reduzir até a metade, 125ml. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

Enquanto isso, peneire as farinhas e o amido de milho juntos. Reserve.

Na batedeira, bata as claras em neve, junto com o cremor de tártaro, até formar picos leves. Adicione 100g de açúcar aos poucos e continue batendo até formar picos mais firmes e as claras ficarem brilhantes. Passe as claras em outra tigela, e reserve.

Bata as gemas em velocidade baixa, usando o mesmo batedor (não precisa lavá-lo antes) até ficarem esbranquiçadas e fofas. Aos poucos, vá acrescentando os 200g de açúcar restantes e bata até ficar cremoso.

Junte às gemas a mistura de farinhas, o fermento em pó, o suco reservado, a canela, o sal e as raspas dos cítricos. Misture em velocidade baixa, somente até ficar tudo misturado. Não bata demais.

Coloque mais ou menos1/4 das claras na mistura da massa e misture. Em seguida, coloque o restante das claras, e mexa delicadamente, de baixo para cima, com movimentos suaves.

Coloque a massa na forma já preparada (tem que ser enorme e redonda com buraco no meio, sem untar nem enfarinhar; cubra o fundo com papel manteiga, recortando o papel no formato de rosquinha), e leve ao forno até que um palito incerido no centro, saia seco.

Retire do forno e coloque o bolo de cabeça para baixo pra que esfrie. Use três latas ou copos do mesmo tamanho como apoio e espere até esfriar completamente.

Para a cobertura: coloque o açúcar numa tigela grande. Coloque a água fervente e misture por uns 2 minutos, até o açúcar derreter. Espere esfriar um pouco, e em seguida coloque o cream cheese e as sementinhas de baunilha (ou o extrato) e bata na batedeira, usando a pá, até ficar cremoso.

Com a ajuda de uma faquinha ou de uma espátula, desgrude o bolo com cuidado da forma e coloque-o num prato. Cubra o bolo com o cream cheese e espalhe as nozes e as raspas de cítricos por cima.

PS: Da próxima vez farei somente a massa sem cobertura nenhuma (e diminuiria também um pouquinho a quantidade de açúcar da massa). Mas fora isso achei essa massa espetacular! Fofinha, leve...

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosana
já me comuniquei com vc. por e mail, e tomo a liberdade de desejar lhe um feliz ano novo e que todos os seus desejos realmente se realizem . Adoro seu blog, mas passei o mes de janeiro sem vê-lo e admirei me com tantas novidades...Parabéns...Graça Farina