quinta-feira, 9 de julho de 2009

Panôzinho de torta de maçã e uma receita culinária

Que feriado mais preguiçoso e gostoso hoje, né?
Aproveitei e fiz este panôzinho de torta de maçã (seguindo o mesmo jeitão do que já postei, o dos Gingerbread), que está exposto na loja-atelier Butterfly House – e onde começarei a dar aulas de patch em breve - à noite!

























Pra mim, toda peça de patch tem que ter alguma funcionalidade... e este panôzinho, além de decorar a cozinha, guarda receitas culinárias em seus bolsinhos (sabe quando anotamos às pressas as receitas em qualquer pedacinho de papel e deixamos meio que jogado e esquecido pelos cantos? Eis aqui a solução! rs)...

E já que estamos no assunto torta de maçãs... rs, posto também na íntegra uma receitinha culinária deliciosa – Apple Pie, do blog Cinara´s Place (no panôzinho simplifiquei a receita, mas no blog aproveitem as ótimas dicas da Cinara!).

Torta de Maçã Americana ou Apple Pie

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de gordura vegetal, em pedaços
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, gelada e picada
6 colheres (sopa) de água gelada
No processador, usando a lâmina, misture tudo (menos a água), ligando e desligando o motor até a massa ficar com pequenos pedaços. Com o motor ligado, adicione a água pelo tubo. Processe até que a massa solte dos lados da tigela. Retire e divida a massa em duas partes iguais. Em uma superfície polvilhada com farinha abra metade da massa formando um círculo. Forre o fundo e os lados de uma fôrma de torta de 22 cm de diâmetro com a massa. Faça o mesmo com a massa restante para cobrir a torta depois de colocado o recheio.
Pré-aqueça o forno na temperatura média-alta.
Recheio:
5 maçãs médias, sem casca e cortadas em fatias finas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
suco de 2 limões pequenos
1 pitada de noz-moscada
1 xícara de açúcar misturado com canela
Depois de fatiar as maçãs, cubra-as com o suco de limão. À parte, misture a farinha, a noz-moscada e o açúcar já misturado com a canela. Jogue sobre as maçãs, misturando bem. Distribua as maçãs sobre a massa, fazendo um “pico” no centro. Se quiser, espalhe pedacinhos de manteiga sobre as maçãs. Cubra com a massa restante, selando as bordas. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça vários furos na massa para que o vapor saia. Asse por 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para média e asse por mais 20 ou 25 minutos. A massa deve dourar e o recheio deve estar borbulhando.
Bom feriado ou feriadão para todos (que moram em SP)!

3 comentários:

Noah disse...

Olá Rosana,
O pano é lindo e útil, a torta parece apetitosa.
Em resumo, amei tudo.

Um ótimo domingo para ti

Cinara disse...

Rosana, sua torta ficou linda!!! Fico feliz que você tenha gostado...
Eu é que adorei esse panozinho, que capricho! Você é realmente muito prendada! Eu bordo ponto cruz, mas na costura sou uma negação...
Vou colocar seu link no Cinara's Place, OK? ;o)
Beijinhos!

jack disse...

Estava a procura de uma idéia de um panô para minha porta. Eis que surge um site lindo, mas lindo, mas lindo que não paro de olhar. vc é artista e muito fôfa. bjao jack de BH.